Problemas Sociais Contemporâneos

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2021/2022

Código: AF12
Sigla: PSC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Corpo docente: Ana Ramos Alcântara

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender a complexidade do mundo atual e os grandes desafios que a humanidade enfrenta num quadro de globalização hegemónica.
- Caracterizar as crises económica, demográfica/migratória e cultural, examinando os principais pontos de vista sobre os problemas sociais contemporâneos delas decorrentes.
- Analisar os processos identitários, marcados pela crescente mobilidade e interação de estilos de vida em espaços urbanos.
- Debater os problemas decorrentes da explosão demográfica, do envelhecimento e das migrações.
- Avaliar alguns problemas como o da violência sobre as crianças, o racismo, a xenofobia, os fundamentalismos e os atropelos aos direitos humanos.
- Gerir o saber das várias ciências sociais e humanas como fontes de conhecimento relevante para a sua área profissional.

Conteúdos programáticos

1. Problemas Sociais Contemporâneos

Identificação dos principais problemas sociais contemporâneos em Portugal, na Europa e no Mundo.
As perspectivas dos cientistas sociais e a participação cívica em contextos nacionais e transnacionais.
As crises económica, demográfica e cultural.

2. As Ciências Sociais face aos problemas sociais contemporâneos
Migrações S-N. A integração na UE das minorias étnico-culturais e os fenómenos de racismo e xenofobia.
O terrorismo internacional. Globalização hegemónica.
Explosão demográfica. Envelhecimento da população. Crise da família.
Crise económica e financeira. Desemprego. Consumismo e endividamento.
Os fogos e o ordenamento do território. Os recursos naturais e a pobreza no mundo. Desertificação do mundo rural.
O choque de Civilizações.
Maus tratos infantis e crianças em risco. As identidades híbridas em sociedades multiculturais.
O narcotráfico. Insegurança e violência urbanas. Culturas juvenis e marginalidades. Os sem-abrigo.
A crise da democracia: o abstencionismo.

3. Implicações Educacionais e de Cidadania

A Juventude e ação social e cívica.
Aprendizagem e Cidadania em torno dos problemas sociais contemporâneos.

Software

Moodle

Zoom-colibri


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Renovados desafios se apresentam às sociedades contemporâneas. No mundo globalizado, os problemas sociais são cada vez menos locais. Na óptica de uma cidadania global, os problemas dos outros são também os nossos. Esses desafios têm de ser problematizados e enfrentados de diferentes perspectivas: política, cultural, económica, sociológica, antropológica, geográfica.
Enfrentar, de forma séria, os graves problemas sociais contemporâneos exige análise e reflexão, para identificar algumas das suas causas e os tentar resolver ou, pelo menos, atenuar as suas nefastas consequências. A sua (re)solução, em muitos dos casos, implica disponibilidade, empenhamento cívico e novas formas de cooperação.
Não sendo possível (nem necessário) uma abordagem (transdisciplinar) exaustiva de todos os problemas sociais, por limites temporais e por razões didácticas, foram seleccionados alguns dos mais significativos (havendo abertura a outras propostas vindas dos estudantes).

Metodologias de ensino

Espera-se uma participação activa dos estudantes no desenrolar de todas actividades (lectivas e não lectivas, incluindo a avaliação da UC), designadamente através da participação nas aulas, nos encontros de orientação tutória e na moodle.

Os diferentes temas e conteúdos serão organizadas pela docente em aulas teóricas e práticas. E através do trabalho autónomo proposto através de matérias disponibilizados na plataforma Moodle.
As metodologias utilizadas contemplarão designadamente:

- Leitura comentada e reflexão crítica de textos da imprensa escrita.
- Organização e dinamização de debates na turma.
- Acompanhamento tutorial com especial enfoque nas atividades de pesquisa documental e empírica e a na dinamização de aulas-seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Primeiramente, cada grupo de estudantes escolhe um problema social contemporâneo (PSC) para um estudo analítico aprofundado que deverá ter conta (i) as suas manifestações em Portugal e, pelo menos, num outro país; (ii) as diversas implicações (sociais, politicas, culturais, educacionais, …) decorrentes do PSC em questão; (iii) a enunciação fundamentada de hipóteses de (re)solução do PSC estudado.
Numa segunda etapa, o grupo apresenta o seu trabalho de pesquisa aos restantes colegas através da dinamização de uma aula síncrona, onde é privilegiado o espaço para o debate/contraditório.
Procura-se assim incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos interpares. Tal não invalida a concretização de atividades individuais: (i) pesquisa, na imprensa nacional e internacional, de material relativo ao problema social contemporâneo selecionado para estudo e análise; (ii) redação de um comentário critico a textos e/ou documentos divulgados (na moodle) pelo docente.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula síncrona por semana e o ensino à distância dificulta, e de uma partilha constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível na dinamização das aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os estudantes serão sujeitos a um processo de avaliação contínua.
A classificação final terá em conta os seguintes parâmetros:
• Participação pertinente nas aulas. (15%)
• Relatório/reflexão critica (individual) sobre um PSC com base em notícias da imprensa nacional e internacional pesquisadas pelo/a estudante (40%)
• Trabalho de pesquisa (em grupo) sobre um problema social contemporâneo à escolha entre os tratados nos conteúdos programáticos da UC e dinamização de uma aula síncrona / seminário com base na investigação produzida. (45%)

Bibliografia

ANDRÉ, João Maria (2005) Diálogo Intercultural, Utopia e Mestiçagens em Tempos de Globalização. Coimbra: Ariadne Editora/Coleção Ethos.
BARRETO, António (org.) (2005) Globalização e Migrações. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
BENKO, Georges (2000) Mundialização da economia e metropolização do mundo. Lisboa: CEG. Apontamentos de Geografia – Série Investigação, n.º 9.
CARMO, Hermano (coord.) (2001) Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta.
CORDEIRO, Graça Índias (2003) Etnografias Urbanas. Oeiras: Celta.
CLAVAL, Paul (1987) Geografia do Homem – Cultura, Economia, Sociedade. Coimbra: Livraria Almedina.
HARVEY, David (2007) A brief history of neoliberalism. Oxford: Oxford University Press
HARVEY, David (2018) A loucura da razão econômica – Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo
PAIS, José Machado (1999) (coord) Traços e Riscos - uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis. Porto: Âmbar, 2ª edição, 2000.
NAZARETH, J. Manuel (2004) Demografia – A ciência da população. Lisboa: Editorial Presença.
PIKETTY, Thomas (2014) Capital in the twenty-first century. Cambridge [etc.]: The Belknap Press of Harvard University Press.
SANTOS, Boaventura de Sousa (2002) O Mundo na Era da Globalização. Lisboa: Editorial Presença.
STIGLITZ, Joseph (2002) Globalização. A Grande Desilusão. Lisboa: Terramar.
WARNIER, Jean Pierre (2002) A Mundialização da Cultura. Lisboa: Editorial Notícias, 2ª edição

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